Projeto TAMAR


     Uma das atrações imperdíveis em Fernando de Noronha é a programação do projeto TAMAR.  Diariamente, a partir das 20h no auditório do Centro de Visitantes/Museu Aberto da Tartaruga Marinha de Fernando de Noronha, podemos assistir GRATUITAMENTE vídeos e palestras sobre algum tema relacionado à ilha: tubarões, golfinhos, o próprio projeto Tamar, o Parque, enfim, vários assuntos relacionados com a preservação da ilha, de sua história, fauna e flora.  

        Veja abaixo a localização do Centro de Visitantes:


  Um dos vídeos interessantes que assistimos por lá foi o clip do Lenine: BICHOS DO MAR.

Música: Bichos do Mar
Intérprete: Lenine
Autores: Chico Martins e Guy Marcovaldi
Participação especial - Banda Capim Açú (Noronha)
Direção: Pauly Di Castro

     Tivemos ainda o privilégio de assistir á uma palestra musicada do grande artista local JU MEDEIROS, que canta coisas da ilha, personagens pitorescos, crítica social, com inteligência e criatividade.

Ju Medeiros
 
Passagem de som Mundo Livre S.A
Cantor Xangai


        Ainda rolaram shows no Palco Principal do Centro com o cantor baiano Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, e da Banda Mundo Livre S.A.







Fica o texto explicativo sobre o o projeto Tamar extraído da página: http://www.tamar.org.br:

    " O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental.
       Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros.
       O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.
Desde então, a expressão Tamar passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário