Aquário de Natal


Visita obrigatória em Natal-RN
aquarionatal@yahoo.com.br (84)32242177

Na viagem com destino a Fernando de Noronha passamos alguns dias antes e passaremos alguns dias depois do destino principal na cidade de Natal-RN. Na capital do Rio Grande do Norte descobrimos um lugar de visita muito agradável, o Aquário da cidade. Várias espécies e instrutores bem preparados. Muito legal para conhecer espécies aquáticas da região e até répteis e alguns mamíferos. Muitos inclusive serão observados em seu habitat natural na Ilha paradisíaca: Noronha.
 
 
 Esse aí é um dos astros principais do aquário, o Tubarão Lixa, é mansinho e gosta de ser adulado! hehehe...

Outro destaque local é o fotogênico Cavalo Marinho, esse é sui generis, muda de cor, mexe os olhos independentemente um do outro, os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho em uma bolsa na base de sua cauda. Vive na água salgada e exige cuidados especiais porque é muito frágil.








Outra espécie curiosíssima  é o equinoide conhecido por Ouriço-do-Mar. Têm o corpo esférico ou achatado e sua carapaça é coberta de espinhos. No aquário de Natal temos a chance de pegá-los na mão. Se não lhe apertarmos não nos machuca, entretanto, o instrutor nos diz que no litoral nordestino é comum ouvir histórias de turistas que pisaram em um animalzinho desses. Os ferimentos podem trazer consequências sérias porque nos espinhos há vários tipos de bactérias. Segue as fotos:





Tem também o Pepino-do-Mar um equinodermo simpático que pode ser manuseado com cuidado. Sua pele também parece ter espinhos, mas, é só para enganar seus predadores, ele é macio!! hehehehe... lembra uma lesma.



O guia nos disse que a maioria das espécies que lá estão são levadas pelo IBAMA para serem tratados e recuperados. Muitos não conseguem sobreviver. Muitos são regenerados e devolvidos ao habitat natural. Outros sobrevivem mas não podem ser devolvidos à natureza pois morreriam. Exemplos: Pirarucus, Tubarões, Cágados, Iguanas, Pinguins, Cobras e outros. Segue mais fotos abaixo.
Lembrando que se paga R$15,00 por pessoa para entrar, mas vale cada centavo.



























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário