ILHATUR 2 (Tarde)


Nos mapas abaixo assinalados os lugares de visitação à tarde:
(Clique nas fotos para ver maior)
 
 

  
MUSEU DOS TUBARÕES
Av. Joaquim Ferreira Gomes, 40
Tel (81) 3619-1365 
 
   O Museu dos Tubarões fica na Vila do Porto e expõe arcadas dentárias e espinhas dorsais de espécies comuns no arquipélago, painéis que explicam a distribuição de tubarões pelo mundo, com seus hábitos e características e várias outras curiosidades a respeito do predador mais temido dos mares.
      No museu tem um restaurante onde se pode experimentar o famoso bolinho de tubalhau, (feito com carne de tubarão salgada). O cardápio traz ainda a Tubalhoada (lascas de tubalhau, batata, cebola e azeite) e Tuba Burguer (Hamburger de Tubarão)
   Por lá também tem uma lojinha com roupas e mochilas feitas com material de qualidade e de excelente bom gosto com temas de tubarões e da ilha.










Tubarão Lima

Tubarão Tigre


 


 BURACO DE RAQUEL
 
   Bem próximo ao museu, voltada para o Mar de Fora, podemos conhecer a formação de pedras conhecida como Buraco da Raquel. Neste lugar é proibido o banho, por motivos de preservação ambiental, mas existe um ponto de mirante para apreciar a vista repleta de piscinas naturais e com rica fauna marinha.
   Segundo relata nosso guia Gil, o Buraco da Raquel tem este nome pelo fato de que quando ouve a invasão militar  na ilha, Raquel, a filha de um comandante, portadora de necessidades especiais, costumava fugir da vista de seus responsáveis e sempre era encontrada no local.
 





CAPELA SÃO PEDRO DOS PESCADORES


   Construída no século XX, a Capela de São Pedro dos Pescadores fica bem próxima ao porto da ilha, na região onde viveram os franceses da CIA Generale Aeropostale, (antecessora da Air France) a partir de 1927, para serviços de apoio à aviação que, àquele tempo, experimentava as travessias por sobre o Atlântico.

   A capela é uma das atrações desse lugar. Visível de muitos pontos por se encontrar na parte alta do "Air France".  
    À sua frente, o mar-de-dentro, voltada para o lado do continente do Brasil. Ao fundo, o mar-de-fora, a dois mil quilômetros de distância do continente africano.
    A capela só é utilizada em casamentos e na Festa de São Pedro, dia 29 de junho, quando daí parte a "Buscada Marítima" em louvor ao patrono dos pescadores.



FORTE DE SANTO ANTÔNIO

 



ENSEADA DOS TUBARÕES

   Esse cantinho da ilha foi eleito pelos nossos amigos tubarões para se reunirem com mais frequência. Descendo até a ponta da enseada, na beira do penhasco, é comum ver vários tubarões, em especial o simpático Tubarão Limão.
      Em palestras do projeto TAMAR descobrimos que não há qualquer registro de ataque aos humanos na ilha. Os palestrantes alegam que os animais estão bem alimentados por lá, visto que o ecossistema marinho está bastante equilíbrado. Entretanto, aconselham nunca tentar tocar no animal, não oferecer iscas, praticar um mergulho muito silencioso e tentar não "encurralar" o predador para que ele não se sinta ameaçado. Os tubarões são animais bem "acanhados" e fogem da presença humana sem que este sequer o perceba.
        Contudo, eu não arriscaria um banho na enseada!!! 

  



 




 CACIMBA DO PADRE

  
   
    A praia da Cacimba do padre é uma das mais famosas da ilha. Com um mar azul piscina, areias claras e fofas e aproximadamente 480m de extensão, tem uma vista incrível para as Ilhas Dois Irmãos, cartão postal de Noronha. É Também a praia preferida dos surfistas. Considerada pelos amantes do esporte o Havaí brasileiro, suas ondas são as melhores do país, tubos rápidos e perfeitos. 

    
    A época para o Surf vai de dezembro a abril e para o mergulho de maio a novembro. 
     A Cacimba é uma boa opção para o mergulho de apnéia, mas é preciso tomar cuidado porque existem correntes marítimas que podem ser perigosas para os menos experientes e até para quem já sabe mergulhar. O ideal mesmo é contratar um guia para evitar problemas e também não errar na escolha do local. 

    
    É também local de desova de tartarugas marinhas e é importante seguir todas as recomendações sobre o uso consciente da praia com o Tamar ou ICMBIO. Uma atração bem interessante é acompanhar a abertura dos ninhos de Tartaruga Marinha, e para saber as datas e horários é só visitar a base do Tamar que fica no caminho para o Boldró. 

    
    A Cacimba fica localizada entre a Baía dos Porcos e a praia da Quixaba. O acesso mais fácil é de carro, por uma estrada de chão batido que leva ao meio da praia. 
  




MERGULHO NA BAÍA DOS PORCOS


 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 
 

 
 
 
 


PÔR-DO-SOL NO FORTE SÃO PEDRO 
(MIRANTE DO BOLDRÓ)

    Uma das melhores opções para esperar o fim do dia é tomando um amargo e apreciando o belo espetáculo que a natureza noronhense nos oferece ao por-do-sol.

 
    A galera se reune toda no Mirante do Boldró à tardinha e o DJ do "butekinho" rola até um Bolero de Ravel na "hora H" hehehehe...



     Enfim, por tudo isso, o passeio Ilha Tur é obrigatório para quem está indo pela primeira vez na ilha.

     Fica então aqui o nosso carinho especial ao grande Gil, que nos guiou por essa peregrinação ecológica nos mostrando com conhecimento de causa um pouco da beleza desse santuário abençoado. 
    Sempre é muito complicado fazer indicações de pessoas porque as impressões de cada um são diferentes, mas o guia Gil está indicadíssimo para quem precisar de um profissional que transmita segurança e conhecimento com simpatia e humildade: 

http://www.facebook.com/gilnoronha.ilhadenoronha

Quem quiser utilizar as fotos sinta-se a vontade, porém, favor citar fonte e autoria:

viagemanoronha.blogspot.com
Ilton Ornelas e Carla Amarelle


Nenhum comentário:

Postar um comentário